quinta-feira, 9 de maio de 2019

O que é bioquímica



Bioquímica é a aplicação da química para o estudo de processos biológicos a nível celular e molecular. Emergiu como uma disciplina distinta em torno do início do século XX, quando cientistas combinaram química, fisiologia e biologia para investigar a química dos sistemas vivos.

O estudo da vida em seus processos químicos

A bioquímica é tanto uma ciência da vida quanto uma ciência química - explora a química dos organismos vivos e a base molecular das mudanças que ocorrem nas células vivas. Ele usa os métodos da química,
"A bioquímica tornou-se a base para a compreensão de todos os processos biológicos. Ela forneceu explicações para as causas de muitas doenças em humanos, animais e plantas".
Física, biologia molecular e imunologia para estudar a estrutura e o comportamento das moléculas complexas encontradas em material biológico e as formas como estas moléculas interagem para formar células, tecidos e organismos inteiros.
Os bioquímicos estão interessados, por exemplo, em mecanismos de função cerebral, multiplicação e diferenciação celular, comunicação dentro e entre células e órgãos, e as bases químicas de herança e doença. O bioquímico busca determinar como moléculas específicas, como proteínas, ácidos nucléicos, lipídios, vitaminas e hormônios, atuam nesses processos. Particular ênfase é colocada na regulação de reações químicas em células vivas.

Uma ciência essencial

Bioquímica tornou-se a base para a compreensão de todos os processos biológicos. Ele forneceu explicações para as causas de muitas doenças em humanos, animais e plantas. Pode freqüentemente sugerir maneiras pelas quais essas doenças podem ser tratadas ou curadas.

Uma ciência prática

Como a bioquímica busca desvendar as complexas reações químicas que ocorrem em uma ampla variedade de formas de vida, ela fornece a base para avanços práticos na medicina, medicina veterinária, agricultura e biotecnologia. Ele é subjacente e inclui novos campos empolgantes, como a genética molecular e a bioengenharia.
Os conhecimentos e métodos desenvolvidos pelos bioquímicos são aplicados em todos os campos da medicina, na agricultura e em muitas indústrias químicas e relacionadas à saúde. A bioquímica também é única na oferta de ensino e pesquisa em estrutura / função de proteína e engenharia genética, os dois componentes básicos do campo de biotecnologia em rápida expansão.

Uma ciência variada

Como a mais ampla das ciências básicas, bioquímica inclui muitas subespecialidades, como neuroquímica, química bioorgânica, bioquímica clínica, bioquímica física, genética molecular, farmacologia bioquímica e imunoquímica. Recentes avanços nessas áreas criaram ligações entre tecnologia, engenharia química e bioquímica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário