quinta-feira, 9 de maio de 2019

Reprodução celular

Os constituintes químicos do citoplasma (aquela parte da célula fora do núcleo) não são ressintetizados do DNA cada vez que uma célula se divide. Isso ocorre porque cada uma das duas células-filhas formadas durante a divisão celular geralmente herda cerca de metade do material celular da célula mãe, e é importante porque a presença de enzimas essenciais permite que o DNA seja replicado antes fez as enzimas necessárias para o fazer.

Resultado de imagem para divisão celular

Células de organismos superiores contêm estruturas complexas e, cada vez que uma célula se divide, as estruturas devem ser duplicadas. O método de duplicação varia para cada estrutura e, em alguns casos, o mecanismo ainda é incerto. Um fenômeno marcante e importante é a formação de um nova membrana. As membranas celulares, embora sejam muito finas e parecem ter uma forma e estrutura simples, contêm muitas enzimas e são locais de grande atividade metabólica. Isso se aplica não somente à membrana que envolve a célula, mas a todas as membranas dentro da célula. Novas membranas, que parecem se formar rapidamente, são indistinguíveis das antigas.

Resultado de imagem para divisão celular
Assim, a formação de uma nova célula envolve a síntese adicional de muitos constituintes que estavam presentes na célula-mãe. Isso significa que todas as informações e materiais necessários para uma célula se reproduzir devem ser fornecidos pelos constituintes celulares e pelo DNA herdado da célula-mãe.




Nenhum comentário:

Postar um comentário