quinta-feira, 2 de maio de 2019

Fatores bióticos e abióticos

Um dos principais objetivos da ecologia é entender a distribuição e a abundância dos seres vivos no ambiente físico. Por exemplo, seu quintal ou parque de bairro provavelmente tem um conjunto muito diferente de plantas, animais e fungos do que o quintal de uma pessoa que vive do outro lado do mundo. Esses padrões na natureza são impulsionados por interações entre organismos, bem como entre organismos e seu ambiente físico.
Por exemplo, vamos voltar ao nosso molde de chuveiro. É mais provável que o mofo apareça no seu chuveiro do que, digamos, sua gaveta de meias. Por que isso pode acontecer?Resultado de imagem para fatores abióticos e fatores bióticos
  • Talvez o mofo precise de uma certa quantidade de água para crescer, e essa quantidade de água é encontrada apenas no chuveiro. A disponibilidade de água é um exemplo de um fator abiótico , ou não-vivo, que pode afetar a distribuição de organismos.
  • Talvez o bolor se desprenda das células mortas encontradas no chuveiro, mas não na cômoda. A disponibilidade de nutrientes fornecidos por outros organismos é um exemplo de um fator biótico , relacionado ao organismo vivo, que pode influenciar a distribuição.
  • A distribuição e abundância de organismos na Terra é moldada por fatores bióticos , relacionados a organismos vivos e abióticos , não-vivos ou físicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário